Marques Mendes é da opinião que o Estado deve dar incentivos fiscais, ou outros, às empresas para que estas empreguem jovens recém-licenciados. É incrível como um líder de Direita defende uma política destas, isto é subsídio-dependência, o mesmo mal de sempre! Não é eficaz porque os empregos vão vigorar apenas enquanto vigoram os apoios para cada jovem. Vai haver muita rotatividade, quando o jovem se inteirar do seu trabalho, está na hora de sair. Para as empresas também não é uma solução viável, uma vez que perdem muito tempo a inserir cada novo jovem que entra, cujo conhecimento e prática nunca chegam a ser rentabilizados porque na altura de “pagarem” à empresa, são substituídos por outros, a bem do subsídio estatal! Estas políticas subsídio dependentes com visão de curto prazo são umas perfeitas nulidades, e o mais incrível é serem defendidas pela Direita, aparentemente “pelos cidadãos” e contra o “intervencionismo do Estado”. Na prática, a Direita em Portugal faz precisamente o contrário.
A solução para criar emprego, não falência das unidades existentes e atracção de investimento nacional e estrangeiro é simples: melhorar as condições de vida de quem quiser viver em Portugal:
1º Desburocratizar – Algo que está a ser feito, e muito bem, pelo 1º Ministro Sócrates
2º Tornar agradável a vida em Portugal, através da criação/melhoramento dos serviços públicos indispensáveis, como escolas, hospitais, maternidades, postos de PSP e GNR, e, da baixa de impostos directos e alguns indirectos como IVA, IRC, ISP, IA. O Estado ganha menos imposto por unidade transaccionada, mas o resultado global é superior, uma vez que se produzem, transaccionam e exportam mais unidades.
3º Uma MENTALIDADE que acolha o valor pessoal e colectivo, a novidade e inovação, e despreze o preconceito e o “pedigree”, a tradição como “must” tabu, a nostalgia e o cinzentismo conservadores. Esta mentalidade permitirá uma taxa de integração superior da população activa, o que diminuirá os gastos do Estado com encargos sociais, como o Subs. Desemprego e outros.
segunda-feira, abril 17, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário