terça-feira, outubro 02, 2007

Cavaco diz que empresários portugueses têm de mudar

Para enfrentar Globalização
Cavaco diz que empresários portugueses têm de mudar

O Presidente da República defende que os empresários portugueses têm de mudar para vencer os desafios da Globalização.Presente no Conselho para a Globalização, em parceria com a Cotec (Associação Empresarial para a Inovação), Cavaco Silva reuniu-se com os principais líderes das empresas multinacionais de todo o mundo.

O objectivo é «sensibilizar» os empresários não só para as oportunidades como para os riscos da globalização.

«A ideia é fazer com que os empresários portugueses estejam bem conscientes das implicações, dos riscos e oportunidades da globalização. É preciso que eles façam as mudanças necessárias para vencer nesse mundo muito exigente, onde se afirmam hoje não apenas empresas dos países muito desenvolvidos, como as empresas dos países emergentes», afirmou Cavaco Silva à «TSF».
«Verificamos hoje que empresas da China e Brasil são multinacionais à escala mundial; por isso, considero de grande utilidade a troca de pontos de vista entre empresários portugueses e de dimensão internacional», sublinhou.

Por seu lado, o presidente da Comissão Europeia, que também participa na reunião em Sintra, lembrou que Bruxelas está a trabalhar para garantir economias abertas com «regras»: «O nosso interesse é o europeu, uma vez que somos o maior espaço económico integrado do mundo em termos de valor, o maior exportador mundial, mas queremos garantir que essa abertura se faça com regras, nomeadamente as do mercado e da concorrência», destacou Durão Barroso.

Agência Financeira

Sem comentários: