As Nações Unidas e as empresas tecnológicas Google e Cisco lançaram hoje um «site» que pretende acompanhar a evolução da campanha Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, da qual constam oito medidas que visam reduzir pobreza extrema até 2015.
O site, acessível pelo endereço www.mdgmonitor.org, foi apresentado à imprensa pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pelos representantes das duas empresas e pelo responsável do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
O portal reúne informação socio-económico actualizada das Nações Unidas sobre os 130 países em desenvolvimento, permitindo a consulta de todos os cibernautas.
Através do serviço Google Earth, os utilizadores podem «entrar» nesses países, visualizando imagens a três dimensões, e conhecer os dados que indicam o nível de progresso em cada um dos oito pontos dos Objectivos do Milénio.
Com o lançamento deste portal, a ONU e os parceiros tecnológicos pretendem que a sociedade civil acompanhe a situação e pressione os governos a aumentar as ajudas financeiras aos países mais pobres do mundo.
«Atingir os objectivos é uma tarefa mundial, obrigando governos, organizações internacionais, empresas privadas e a sociedade civil a trabalharem juntos», disse o secretário-geral da ONU.
Os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio são a erradicação da pobreza extrema e a fome, estabelecer a educação primária universal, promover a igualdade de géneros, reduzir a mortalidade infantil, combater o vírus da Sida, criar uma associação mundial para o desenvolvimento, melhorar a saúde materna e garantir o desenvolvimento sustentável.
Diário Digital / Lusa
terça-feira, novembro 06, 2007
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