sábado, setembro 08, 2007

Europa tem salários 40 por cento mais altos que Portugal

Europa tem salários 40 por cento mais altos que Portugal

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) revela que os salários em Portugal estão 40 por cento abaixo da média europeia.

O poder de compra dos portugueses sai afectado por esta realidade. Os portugueses têm um salário 40 por cento inferior ao que se verifica na média dos 15 países europeus que formavam a União Europeia, antes de esta ser alagarda, e que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.A este dado junta-se um outro que está directamente associado: o poder de compra em Portugal situa-se 20 por cento abaixo do que se verifica na Europa a 15.

Desde 1995, o preço dos bens de primeira necessidade vem subindo em Portugal. A capacidade económica dos portugueses está reduzida, apesar de a habitação ser 30 por cento mais barata em Portugal do que a média que se verifica dos 15 países europeus que integraram este estudo.Relativamente à saúde, a média europeia é 18 por cento superior. Mas as chamadas telefónicas ficam mais caras em Portugal, cerca de dois por cento.

Sem comentários: