quarta-feira, fevereiro 01, 2006

I&D em Peniche desde 1997

Corria o ano lectivo de 1997/98. Não existiam engenheiros informáticos em quantidade suficiente no mercado. Propuz à E.B.2-3 A.T. dar aulas como formador que era, formado pelo Inforjovem e acreditado pelo IEFP.
A proposta foi-me negada nestes termos e apenas aceite na condição de "Animador Social", a receber 5.000$00 mensais em subs. alimentação pela referida escola e 78.000$00 em fundos comunitários que chegavam com 3 meses de atraso.

Dava informática em sistema extra-curricular aos 2º 3 eº ciclos, apoio ao Conselho Directivo, secretaria e ainda tratava de qualquer problema de hardware que não exigisse reparos de maior.

A I&D, a qualificação dos Recursoso Humanos ao nível do que de melhor se fazia em Portugal e no Mundo em 1997/98, foi recebida e paga sem qualquer entusiamo e como "Animador Social"!

Numa altura em que muito se falava da modelo de Coimbra que entrou nomundo da moda com 14 anos, e havendo nesta escola alunas com 14, 15 anos também com o sonho de se tornarem modelos, que já faziam sessões fotográficas nos estabelecimentos do concelho, a publicação da secção "Top-Model" foi muito mal vista e mal aceite pela escola, e presumo eu, pela comunidade altamente conservadora daquela freguesia PSD ferrenha. No ano seguinte já não fui convidado a renovar contrato. A escolha do material a publicar no site era da minha competência, uma vez que em 1997/98, o Sr. Presidente do Conselho Directivo ainda mal dominava estas ferramentas de comunicação.

O problema de Portugal não está na falta de recursos humanos qualificados, sempre esteve na mentalidade atrasada, bolorenta e tacanha que herdámos ainda do tempo dos Fascismo. Aqueles que ocupam os centros de decisão viveram nesse tempo e ainda trazem incutidos nos seus espíritos esses valores do passado, que têm persistido no presente e continuam a minar todo o futuro do País!

Disponível para consulta pública.

R.N.

Sem comentários: